31 de janeiro 2018

Aprenda 6 exercícios para fazer em casa

A rotina corrida dos tempos modernos faz com que, muitas vezes, a gente deixe de lado alguns pontos importantes para o nosso bem-estar, como se exercitar. Porém, separando apenas alguns minutos, você consegue se manter em forma e saudável. Pensando nisso, que tal aprender alguns exercícios para fazer em casa?

Segundo um estudo publicado pelo Jornal da Associação Médica Americana, apenas 15 minutos diário é o suficiente para se manter saudável. E para te ajudar a começar, separamos 6 exercícios para fazer em casa de forma simples e sem a necessidade de equipamento. Saiba mais!

Antes de começar, algumas recomendações

A prática de atividades físicas, para que seja o mais efetivo e saudável possível, precisa garantir que alguns cuidados foram tomados antes de se iniciar a prática dos exercícios, entre os principais, estão:

  • Faça uma avaliação médica periódica para saber se você está apto a fazer qualquer tipo de exercício;
  • Se aqueça antes de praticar qualquer tipo de atividade física. Fazer o sangue circular ajuda a evitar lesões. A dica é fazer algum exercício aeróbico por 5 ou 10 minutos, como pular corda, correr, etc.
  • É preciso tomar o dobro de atenção com os exercícios para fazer em casa. Como eles não possuem o acompanhamento de um profissional, tenha certeza de que  você está fazendo o movimento certo. Canais no Youtube e outros conteúdos em vídeo podem ajudar.

Caso você tenha alguma dor ou problema localizado, como no joelho ou costas, é aconselhável evitar essas regiões.

6 exercícios para fazer em casa

Se motivação para ir à academia ou falta de tempo eram o que te impediam de ser saudável, esses 6 exercícios para fazer em casa vão te ajudar a manter a saúde em dia de forma simples e fácil. Confira!

1. Pular corda

Uma ótima maneira de começar o treino é pulando corda. Além de te ajudar a aquecer, esse exercício aeróbico não necessita de muito espaço e exige apenas uma corda elástica.

Para quem está começando, não é preciso se preocupar com velocidade ou estilo do salto. O foco fica no abdômen que deve estar contraído e os braços, que devem se manter firmes.

2. Prancha

Esse exercício para fazer em casa parece uma flexão, mas, no caso, o foco é se manter estático, como uma “prancha”.

A prancha treina a estabilidade do corpo e também o core, podendo aparecer em variações, como levantando um braço ou uma perna por vez.

3. Abdominal deitado

O abdominal deitado ajuda a trabalhar, principalmente, a região da barriga, além de outros músculos. Para fazê-lo de forma correta, deite no chão, com as mãos sob os glúteos. Contraia o abdômen e eleve suas pernas (que devem estar bem juntas). Desça devagar sem encostar no chão e sem tirar a região do lombar no chão, e depois eleve novamente.

É indicado fazer de 2 a 3 sessões com 10 a 15 abdominais, mas é mais importante que você siga seu ritmo para evitar lesões.

4. Repetição com degraus

Tudo que você precisa para treinar a panturrilha é um degrau e um suporte para garantir sua segurança. Para fazer o exercício, fique na ponta dos pés na extremidade do degrau, elevando o corpo e depois descendo com o calcanhar abaixo do nível do degrau. Apenas lembre-se de apoiar em um corrimão ou suporte para não perder o equilíbrio.

3 sessões com 10 repetições é o indicado para esse exercício para fazer em casa.

5. Flexões

Velha conhecida dos que já frequentaram uma academia, a flexão é uma outra maneira de se manter em forma sem precisar sair de casa.

Para fazer da forma correta, os braços devem estar alinhados, o peitoral aberto e os cotovelos devem estar em uma posição que dobrem aproximadamente em até 90 graus. Os cotovelos devem ser flexionados para fora, enquanto o peito desce até 2 dedos do chão. Mantenha o tronco firme e não deixe o quadril cair.

2 séries com 20 repetições são suficientes para esse exercício.

6. Agachamentos

Se o seu foco é trabalhar os glúteos e os músculos das coxas, o agachamento é a atividade certa. Para fazer, os pés devem ficar alinhados paralelamente, as pernas afastadas, os braços à frente esticados e agachar.

3 séries de 10 repetições devem ser suficientes para definir e tornear a região.

Seguindo uma dieta balanceada e seguindo esses exercícios para fazer em casa, sua rotina se tornará muito mais saudável e cheia de energia. Para mais informações sobre lifestyle, decoração e imóveis, não deixe de seguir nossa página do Facebook!