01 de fevereiro 2018

Decoração tropical: verão o ano todo no lar

O lar é o nosso refúgio pessoal e decorar é o ato de trazer nossa personalidade, referências e inspirações para os ambientes. Se clima de férias, com elementos naturais e toda a energia das cores brasileiras é o que você procura, a decoração tropical é a escolha certa.

Móveis artesanais, plantas típicas, muitas estampas e cores alegres são algumas das principais características desse estilo que vem se firmando como tendência no universo decorativo. Saiba mais sobre decoração tropical e aprenda como usá-la na sua casa!

Decoração tropical: reconexão e valorização da cultura brasileira

O estilo tropical busca referência nos trópicos, onde as regiões são mais quentes, o sol mais abundante, as florestas densas e as praias paradisíacas, pontos comumente encontrados nas terras tupiniquins.

A principal intenção da decoração tropical é reconectar a casa à natureza, fazendo alusão à sua diversidade e proporcionando um clima leve e harmonioso, de aspecto vivo e aquele gostinho de férias o ano todo.

4 dicas para usar a decoração tropical em casa

Agora que você já sabe todo o potência que a decoração tropical pode oferecer para os ambientes, que tal aprender como utilizá-lo? Confira abaixo 4 principais dicas de como decorar sua casa com toda a tropicalidade desse estilo!

1. Dê preferência a móveis artesanais e matéria-primas naturais

Esqueças materiais sintéticos, no estilo tropical o foco fica em matérias-primas naturais, como a madeira, linho, bambu, palha e algodão.

A madeira de demolição, por exemplo, é uma das mais utilizadas por conservar seu estilo rústico e ter todos os benefícios do material, como durabilidade e um toque aconchegante. O bambu e a palha também são amplamente utilizados nos mobiliário e ajudam a reforçar a natureza dentro de casa.

Se puder, dê preferência a móveis artesanais. Além de colaborar para a valorização do mobiliário brasileiro, essas peças ainda são carregadas de significados, reafirmando nossa cultura e talentos.

2. Diversifique nas cores

As cores mais utilizadas na decoração tropical são o verde, amarelo, rosa, azul, lilás, branco e bege. Você pode mesclá-las com outras cores para levar equilíbrio ao cômodo, ou combiná-las entre si.

Uma sala com piso de cimento queimado, por exemplo, pode ser composta com uma parede verde escuro, móveis auxiliares de madeira, sofá com almofadas estampadas e uma luminária com cúpula de palha. Equilíbrio e vitalidade em um mesmo cômodo!

3. Abuse nas estampas

As estampas estão liberadas na decoração tropical. Seja no papel de parede, em utensílios, almofadas ou roupa de cama, as mais utilizadas fazem alusão às folhagens, flores tropicais, abacaxis, cactos, frutas e até flamingos.

As estampas são uma ótima opção para pontuar seu estilo pessoal e garantir um toque de cor nos cômodos.

4. Não se esqueça das plantinhas

É claro que a presença das plantas não poderia faltar. Entre plantas grandes, como as samambaias, e as mais pequenas, como as suculentas, você pode diversificar com flores como bromélias e lírios.

Além de garantirem um aspecto natureza, as plantas ajudam na qualidade do ar, deixando-o mais fresco e renovando o ambiente.

Aliando suas preferências com bom senso, é possível usar a decoração tropical para transformar sua casa em um oásis pessoal.

Gostou das nossas dicas sobre decoração tropical? Siga a Canopus no Facebook e no Instagram para ficar ligado nas novidades sobre imóveis, arquitetura e lifestyle!