05 de fevereiro 2018

Conheça o Carnaval de outros países

Você já imaginou passar o carnaval em uma temperatura abaixo de 0º? Ou então, usar frutas e flores para cortejar alguém? Apesar de ser uma das festas mais populares do Brasil, o Carnaval é amplamente comemorado pelo mundo.

Fasching, Karneval, Mardi Gras…muitos são os nomes dados a festa mais esperada pelo povo brasileiro. Para te mostrar um pouco mais como o Carnaval é celebrado em outras partes do mundo é que preparamos o texto a seguir. Confira!

Carnaval

Canadá: carnaval abaixo de 0º

Como acontece no verão, é bem comum associar o Carnaval ao calor, certo? Porém, na cidade de Quebec, no Canadá, o Carnaval é sinônimo de brincadeira na neve.

Entre shows, esculturas de gelo, desfiles, fogos de artifícios e jogos, o Carnaval em Quebec é considerado um dos maiores de inverno do mundo, durando quase 3 semanas! Com paradas noturnas e atividades esportivas, o Carnaval tem brincadeiras tradicionais que vão desde mergulhar na neve com roupas de banho e pesca no gelo.

Veneza: máscaras e rei Momo

Considerado um dos destinos mais românticos do mundo, Veneza também é conhecida pelo seu Carnaval de máscaras. Entre bailes e desfiles, a data é comemorada desde tempos antigos (tanto quanto a brasileira) e deu origem a um personagem muito conhecido pelos Carnaval do Brasil: o rei Momo.

Nova Orleans: influências francesas e africanas

Uma tradição que se consagrou em meados do século 19, o carnaval em Nova Orleans é conhecido como Mardi Gras, que em francês quer dizer terça gorda. A data é comemorada todos os anos na terça-feira de carnaval e atrai pessoas do mundo inteiro.

Além das fantasias carros alegóricos, desfiles e muita música, o Mardi Gras tem como tradição o uso das cores roxa (que representa justiça), verde (representando fé) e dourado (poder). Cada carro alegórico tem seu próprio “rei” e alguns deles homenageiam seres mitológicos, como o rei Zulu.

Durante os desfiles é comum serem jogados colares, moedas douradas e outras alegorias ao público. Conseguir pegá-los é sinal de sorte para a pessoa.

Apesar de ser mais tradicional em Nova Orleans, o Mardi Gras também é comemorado em outros estados dos EUA.

Eslovênia: tradição e pluralidade

Entre uma mistura de carnaval ocidental e paganismo eslavo, o Carnaval esloveno é marcado por diversidade e riqueza em detalhes. Com desfiles, fantasias e música, um dos principais personagens do Carnaval na Eslovênia é o Kurent, representado por uma fantasia monstruosa, fazendo alusão a demônios.

Na quarta-feira de cinzas é feito o enterro do Pust, boneco que simboliza todos os males.

Equador: herança indígena

Alguns estudiosos afirmam que o Carnaval no Equador veio de uma herança indígena. De qualquer forma, há inúmeras comemorações, com carros alegóricos que jogam farinha, flores e até água perfumada nos foliões.

Um costume curioso é a tradição de se cortejar pessoas entregando flores e frutas durante essa época.

Outros países como Suíça, Japão, República Dominicana também são adeptos do Carnaval, mostrando que indiferente das tradições regionais, festejar faz parte de muitas culturas!

E você? Já passou o Carnaval em algum lugar diferente pelo mundo? Conta para gente na sessão dos comentários!