Museu no Rio de Janeiro: lista dos melhores lugares

test

Rio de Janeiro é uma capital que exala cultura em cada esquina. Entre suas colinas imponentes e praias deslumbrantes, esconde-se um tesouro ainda mais precioso: seus museus. Cada lugar conta uma parte única da rica história brasileira, além de trazer conhecimento sobre arte e música que ajudam a tornar esta uma cidade ainda mais icônica.

 

O artigo de hoje é um convite para conhecer os melhores museus do Rio de Janeiro, do Museu do Amanhã às esculturas expostas em céu aberto no sofisticado bairro da Península. Prepare-se para mergulhar em um universo de conhecimento e inspiração que só a Cidade Maravilhosa pode oferecer.

Conheça os melhores museus do Rio de Janeiro

A lista de hoje traz cinco dos mais importantes museus na capital fluminense. Eles estão distribuídos entre diferentes bairros do Rio de Janeiro e podem ser facilmente acessados por transporte público ou carro próprio. Confira!

Museu do Amanhã

Situado na revitalizada Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã se intitula “um museu de ciências diferente, que oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?".

 

O local, inaugurado em 2015, é um marco arquitetônico. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sua estrutura única lembra um enorme organismo vivo. Com asas que se abrem para o horizonte, o prédio é uma representação visual do potencial de transformação constante.

 


 

No local, existem exposições fixas, como a Exposição Principal, que mostra ao público uma narrativa com cinco etapas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Ao todo, são mais de 40 experiências diferentes disponíveis.
 

Informações gerais

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Endereço: Praça Mauá, 1 - Centro

Confira o site oficial do Museu do Amanhã clicando aqui.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM)

Situado às margens da Baía de Guanabara, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) proporciona aos visitantes uma jornada envolvente pelo mundo da arte moderna e contemporânea.

 

O local, inaugurado em 1948, abriga uma coleção impressionante de obras que abrangem diversas formas de expressão artística, incluindo pinturas, esculturas e fotografias.
 

Crédito: MAM Rio

 

Um dos diferenciais do MAM Rio é que a entrada é gratuita, mas o visitante poderá dar uma contribuição voluntária sugerida na bilheteria ou na compra online - esta segunda apenas como reserva do ingresso.

 

Além das exposições, o museu possui uma Cinemateca com apresentações de filmes que fogem do universo dos blockbusters. Uma ótima pedida para quem deseja sair do comum.
 

Informações gerais

Funcionamento: de quarta a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos, das 10h às 11h para  visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros. E das 11h às 18h para o público em geral

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo

Confira o site oficial do MAM Rio clicando aqui

Museu Histórico Nacional

Próximo ao Aeroporto Santos Dumont e ao MAM Rio, este local é um dos mais importantes museus de história do país. 

 

Nele, existe um acervo com mais de 300 mil itens, que traça a trajetória do Brasil desde os tempos coloniais até eventos mais recentes. Pinturas, documentos, objetos pessoais de figuras históricas, mobiliário e artefatos militares são cuidadosamente exibidos, proporcionando aos visitantes uma viagem no tempo.


Crédito: Diário do Rio

 

Além das exposições fixas, o Museu Histórico Nacional (MHN) realiza cursos, seminários e palestras. Ah, e a entrada é gratuita para o museu, basta retirar o ingresso de controle de entrada diretamente na bilheteria.
 

Informações gerais

Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h

Endereço: Praça Marechal Âncora S/N - Centro

Confira o site oficial do MHN clicando aqui

Paço Imperial

Paço Imperial foi construído em uma antiga residência que abrigava governadores e vice-reis no século XVII no Rio de Janeiro. No local, aconteceram também importantes movimentações políticas e sociais, como o Dia do Fico e a Proclamação da Independência do Brasil.
 

Crédito: Daniela Reis / Governo Federal

 

O local foi totalmente restaurado em 1985 e, desde então, tornou-se um centro cultural repleto de manifestações artísticas e intelectuais. Nele, é possível encontrar também a Biblioteca Paulo Santos com mais de oito mil volumes e obras literárias raras.

 

A entrada é franca e os visitantes poderão conferir, além do acervo fixo, diversas exposições artísticas e eventos variados. O local conta também com um charmoso bistrô e um restaurante.
 

Informações gerais

Funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 18h

Endereço: Praça XV de Novembro, 48 - Centro

Confira o site oficial do Paço Imperial clicando aqui

Esculturas a céu aberto na Península

Se você estiver passeando ou mora na Península, bairro de alto padrão na Barra da Tijuca, não deixe de conferir as esculturas que ficam expostas a céu aberto para quem passa pela região.

 

Uma delas é a Flor de Aço do escultor Franz Weissmann. Nascido na Áustria, chegou ao Brasil em 1921 e desenvolveu um grandioso trabalho com valorização das formas geométricas utilizando fios de aço, chapas de ferro e alumínio. Há também exposições de Caciporé Torres, Sonia Ebling, Ascânio MMM, Emmanuel Araújo e Mario Agostinelli. 


Legenda: Obra de Franz Weissmann. Crédito: Assape - Associação Amigos da Península 

More perto de onde tudo acontece, more no Be.Península

Imagine morar em um bairro estratégico e rodeado por belezas naturais? Esta é a Península, uma das melhores regiões da capital fluminense com 780.000 m² de bosques, trilhas, praças, quadras poliesportivas e um museu a céu aberto para visitar em qualquer horário do dia.

 

A Canopus possui um empreendimento de alto padrão no bairroe queremos convidar você a conhecê-lo: o Be.Península

 

Este é um residencial de alto padrão com 2 e 3 suítes, e plantas que variam de 74 a 108m². Além disso, o condomínio possui uma área de lazer completa, com parque aquático e espaços de diversão para toda a família.
 

Legenda: Apartamento decorado do Be.Península no Rio de Janeiro.


Venha conhecer hoje mesmo! Clique aqui e agende uma visita com os nossos especialistas.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen